labrador, labradorita - significado y definición. Qué es labrador, labradorita
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es labrador, labradorita - definición

Labradorita

Pato-do-labrador         
O pato-do-labrador (Camptorhynchus labradorius) é uma espécie de pato, extinta em 1875 na costa Leste da América do Norte. Foi a primeira espécie de aves a extinguir-se neste continente desde a colonização europeia.
Península do Labrador         
A península do Labrador é uma grande península no leste do Canadá. É rodeada pela baía de Hudson a oeste, o estreito de Hudson a norte, o mar do Labrador a este, e pelo golfo de São Lourenço a sudeste.
labradorita         
sf (Labrador, np+ita3) Miner Variedade de feldspato, pertencente ao grupo dos plagioclásios, de variadas cores, do marrom ao esverdeado, formada por uma mistura de anortita e albita
Var: lavradorita. Sin: labrador

Wikipedia

Labradorite

A labradorite ((Ca,Na)(Al,Si)4O8) é um mineral do grupo dos feldspatos, um dos membros cálcicos intermédios da série da plagioclase. Define-se geralmente como tendo "%An" (anortite) entre 50 e 70. O peso específico varia de 2,71 a 2,74 e o índice de refracção de 1,555 a 1,575. São frequentes os cristais maclados. Tal como todos os membros da série da plagioclase, cristaliza no sistema triclínico e possui três direcções de clivagem, duas das quais formam prismas quase rectos.

Ocorre sob a forma de grãos de cor branca a cinza em rochas ígneas máficas, sendo um feldspato comum em basaltos, gabros e anortositos. A sua característica mais facilmente reconhecível são as reflexões superficiais com aspecto de mancha de óleo.

O local típico de ocorrência da labradorite é a ilha de Paul, perto da localidade de Nain, na província de Terra Nova e Labrador, no Canadá, de onde a sua designação. Ocorre em grandes massas cristalinas em anortosito, exibindo iridescência ou jogo de cores. A iridescência resulta de intercrescimentos lamelares, como consequência de mudança de fase ocorrida durante o arrefecimento. As variedades gemológicas de labradorite que exibem um alto grau de iridescência são designadas espectrolites.